Folha do Ivaí
A administração municipal de São João do Ivaí tem
priorizado a atenção ao esporte, investindo em estrutura e nas
escolinhas de formação das categorias de base. O prefeito Fábio Hidek
Miura, destaca que é formado em Educação Física e que a iniciativa de
promover o esporte do município corresponde a seus anseios. “Sou
professor e sempre estive envolvido com o esporte, representando o
município no basquetebol. Enquanto político, sempre coloquei o esporte e
a educação como prioridade”, afirma.
Para auxiliar nos avanços do setor, o prefeito
nomeou Sebastião de Almeida, o Tião, como diretor de esporte e ainda
conta com a colaboração do vereador Alessandro Jubanski na coordenação.
“Duas pessoas que sempre estiveram no meio esportivo e que mostram
competência para desenvolver nossos projetos”, comentou o prefeito.
Com a contratação de Tião, a prefeitura reativou a
escolinha de futsal que estava parada há quase dois anos. “Não estava
sendo trabalhada a base no município, mas agora o prefeito deu total
apoio, oferecendo todos os materiais e uniformes”, assinala o treinador.
Tião ressalta que os treinamentos acontecem na quadra da Praça da
Bíblia todas as quartas e sextas-feiras, das 13 às 16h. “Hoje são 40
alunos de 6 a 10 anos que participam, mas os pais que quiserem mandar
seus filhos podem ficar a vontade”, reforça.
Novidade é o incentivo que a prefeitura está
oferecendo ao voleibol, esporte que vem sendo o carro chefe de São João
do Ivaí nas competições esportivas. “Nosso município se destaca nessa
modalidade, mas nunca teve uma escolinha para treinar a base”, observa
Jubanski. Os treinos são conduzidos pelo professor Bruno Segatto, que há
oito anos trabalha com o esporte no município, e, além disso, é
treinador da seleção sub-17 masculina, que tem protagonizado grandes
vitórias.
Bruno ressalta que os treinos atendem a faixa
etária de 7 a 10 anos, e são realizados duas vezes por semana. “Quem
estiver interessado no treino é só procurar o departamento de esporte”,
orienta. Ele garante que a modalidade nunca recebeu incentivo como vem
recebendo agora. “O prefeito Hidek está dando total suporte ao nosso
trabalho, inclusive, tem oferecido uniformes, materiais e bancado todas
as despesas dos nossos atletas em competições pra fora, algo que nunca
aconteceu”.
O professor pondera que a iniciativa de apresentar o
esporte para as crianças é garantia de um futuro promissor. “Antes
resgatávamos atletas com 13 anos, agora estamos trabalhando desde os
sete anos, sendo possível moldar e formar grandes promessas do voleibol
sãojoanense. A iniciativa da prefeitura é louvável”, opinou. Mais de 50
crianças, entre meninos e meninas frequentam os treinos semanalmente.
Alessandro Jubanski esclarece que o prefeito também
já sinalizou que pretende abrir escolinha de basquetebol ainda nesse
ano, e que está à procura de treinador. “Nosso esporte precisava desse
incentivo maior. Criança na quadra é futuro sem drogas”, afirma. O
coordenador esportivo lembra que além das escolinhas, o poder público
também tem investido em competições locais e regionais e na melhoria das
praças esportivas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário