28 de agosto de 2014

Secretaria de Aviação Civil premia Afonso Pena em três categorias

Afonso Pena foi considerado pelo segundo ano seguido o melhor do Brasil, segundo pesquisa da SAC (Foto: Arquivo Pessoal)

FONTE: G1/PARANÁ
O Aeroporto Internacional Afonso Pena, em São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba, venceu três das oito categorias do Prêmio Boa Viagem, entregue nesta quarta-feira (27) pela Secretaria de Aviação Civil e pela Embratur, que é o Instituto Brasileiro de Turismo, aos aeroportos com melhor desempenho no país durante a Copa do Mundo. O Afonso Pena venceu as seguintes categorias: melhor restituição de bagagem, melhor ambiente aeroportuário e melhor aeroporto – a principal premiação.
Quinze aeroportos das cidades-sede do evento foram avaliados, de acordo com a Secretaria de Aviação Civil. Para o prêmio, foram feitas 11.984 entrevistas com passageiros entre os dias 4 e 21 de junho nos aeroportos de Manaus, Salvador, Recife, Confins, Guarulhos, Congonhas, Galeão, Santos Dumont, Fortaleza, Natal, Brasília, Cuiabá, Porto Alegre, Curitiba e Viracopos, conforme informou a pasta.
Segundo a secretaria, além de ter operado com alguns dos índices de atraso mais baixos da Copa, Curitiba também bateu recordes de velocidade de devolução de bagagens. Na avaliação geral dos passageiros, o aeroporto recebeu uma nota média de 4,4 – na escala que vai de zero a cinco.

O prêmio é dividido em oito categorias: check-in, restituição de bagagem, inspeção de segurança, ambiente aeroportuário, controle migratório, controle aduaneiro e melhor aeroporto. Além do Afonso Pena, foram premiados nesta edição os aeroportos de Congonhas, Confins e Brasília.
Segundo a secretaria, o objetivo da premiação é estimular a melhoria da prestação de serviços nos aeroportos brasileiros para, dessa forma, aumentar o nível de satisfação dos passageiros.
A Secretaria de Aviação Civil explicou ainda que os aeroportos são avaliados trimestralmente pelo Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC) em uma pesquisa de satisfação do usuário. Na última pesquisa, realizada entre abril e junho, o aeroporto de Curitiba também ficou em primeiro lugar, de acordo com a pasta.
Apesar de ser um dos aeroportos com melhor avaliação dos passageiros nas pesquisas trimestrais, conforme Secretaria de Aviação Civil, esta foi a primeira vez que o Afonso Pena ganhou o Prêmio Boa Viagem. A primeira edição do premio foi realizada depois da Copa das Confederações, em 2013.
A pesquisa da Secretaria de Aviação Civil que apontou o Afonso Pena como o melhor aeroporto do Brasil foi divulgada no dia 5 de agosto.
Confira os vencedores de todas as categorias:

Melhor aeroporto: Internacional Afonso Pena (Curitiba, Infraero)
Melhor ambiente aeroportuário: Internacional Afonso Pena (Curitiba, Infraero)
Melhor controle aduaneiro: Internacional Juscelino Kubitschek (Brasília, Inframérica)
Melhor check-in: Congonhas (São Paulo, Infraero)
Melhor inspeção de segurança: Congonhas (São Paulo, Infraero)
Melhor restituição de bagagem: Internacional Afonso Pena (Curitiba, Infraero)
Melhor controle aduaneiro: Internacional Tancredo Neves (Confins, Infraero e concessionária BH Airport)
Melhor atendimento ao turista: Internacional Tancredo Neves (Confins, Infraero e BH Airport)

Nenhum comentário:

Postar um comentário