5 de novembro de 2014

Tempestade com ventos de 60 km/h devasta Cianorte

INFORMAÇÕES E FOTOS- TRIBUNA DE CIANORTE
A chuva que passou por Cianorte ontem (4) à tarde deixou pelo menos três pessoas desabrigadas no Conjunto Habitacional Aquiles Cômar. De acordo com as informações do Corpo de Bombeiros, mais da metade do bairro foi atingida. Outros pontos da cidade também registraram alagamentos e destelhamentos de casas.
No entanto, no conjunto Aquiles Cômar os estragos foram maiores. Algumas casas tiveram a estrutura abalada devido a infiltração de água. Na casa da mãe de Paulo Vieira, a tubulação do esgoto que fica sob a casa cedeu e um buraco de mais ou menos 30 m² de diâmetro abriu na área, colocando em risco toda estrutura da casa.
Já na casa de Silmara Aparecida de Oliveira os estragos foram ainda maiores. A enxurrada invadiu a residência e arrastou móveis, eletrodomésticos e roupas. A água subiu quase um metro e destruiu praticamente toda a mobília dela. “Só deu tempo de socorrer meus três filhos e sair correndo”, contou ainda surpresa com o acontecido.

Segundo Silmara, em três anos que mora na casa nunca havia acontecido algo do tipo.  Ela contou que na semana passadas máquinas da Prefeitura de Cianorte trabalharam em um terreno aos fundos da casa - de onde veio a lama e boa parte da água que inundou a residência. “Não tem outra explicação. Com certeza eles deixaram algum trabalho pela metade. Porque nunca aconteceu isso antes”, disse indignada.
Equipes da prefeitura estiveram no local, mas não quiseram se manifestar a respeito do que alegou a morada. “Troquei toda a mobília de casa este ano. Fiz dívidas. E agora, a Prefeitura não me deu garantia de absolutamente nada. Apenas de que iria mandar gente me ajudar na limpeza. Eu quero ser ressarcida, não ajuda para limpar o estrago”, exclamou insatisfeita.
MAIS ESTRAGOS
A Avenida Paraíba, na região dos shoppings atacadistas, e a Avenida Amazonas, na região que será construído o Novo Centro, também foram atingidas pela chuva. Leitores encaminharam vídeos onde é possível perceber a Avenida Paraíba alagada.
E na Avenida Amazonas, uma enxurrada que de lama invadiu casas e deixou o trânsito lento. Já na região do Cianortinho houve destelhamentos, inclusive na sede do Tiro de Guerra. No TG as telhas quebradas já estavam sendo substituídas por outras momentos após a chuva.
TEMPO
De acordo com o meteorologista Samuel Braun, do Instituto Simepar, o volume de chuva na tarde de ontem foi de 19 mm. “Não é um valor absurdo, porém o suficiente para causar estragos, ainda mais acompanhado com ventos fortes. Registramos uma hora de chuva intensa aí no município”, explicou Braun. Segundo ele, os ventos na cidade chegaram a 60 km/h por volta das 15hr.
Para esta quarta-feira (05) ainda há a previsão de chuva, porém o risco de tempestade é menor. “A frente que estava no oceano está se afastando para o estado de São Paulo, reduzindo os riscos de novos temporais, porém pode chover com menos intensidade na região”, completou o meteorologista. Para hoje as temperaturas devem variar entre 19ºC e 29ºC – conforme divulgou o Simepar

Nenhum comentário:

Postar um comentário