22 de outubro de 2014

Lunardelli incentiva empreendedorismo entre mulheres

Mulheres contam experiências de empreendedorismo em Lunardelli

Direto do jornal: Paraná Centro
A Emater e a Prefeitura de Lunardelli promoveram o Encontro Qualidade de Vida Para Mulheres, na sexta-feira, dia 17 de outubro. A ação contou com o apoio da Cocari e Sicredi, e com a presença de aproximadamente 250 mulheres das comunidades do município.

A programação incluiu palestras com Amauri Crozarioli, que falou sobre a mulher e o empreendedorismo e com o técnico da Emater, Carlos Cezar Barra de Oliveira, que falou sobre as opções de comercialização dos produtos rurais.

Durante o dia, foram realizadas várias atividades como brincadeiras e sorteio de brindes. Agricultoras do município também puderam expor as próprias experiências de empreendedorismo que possibilitam uma geração de renda extra, como grupo de costura, horticultura, produção de doces e compostas caseiras, diversificação rural, plasticultura (cultivo protegido), artesanato e pecuária de leite.

As mulheres que compõem a Mervs Jeans, grupo de costura formado por cinco agricultoras familiares e mais três colaboradoras, iniciaram as atividades em 2005. Segundo Elvira Dalcol, elas decidiram buscar uma alternativa de geração de renda e, graças ao apoio da Emater, que indicou o Pronaf Mulher como linha de investimento para o financiamento, conseguiram adquirir 7 máquinas de costuras e iniciar uma pequena facção no Bairro Dalcol.

Elvira Dalcol lembrou que no início as costureiras encontraram muita dificuldade para conseguir um parceiro e dar os primeiros passos com a facção. “Fizemos cursos, através da APMI, mas não tinha experiência e as confecções não queriam arrumar serviço para quem não tinha experiência”. Mas uma empresa de Apucarana deu a oportunidade e aprovou a atividade das trabalhadoras rurais e a parceria perdura por 8 anos.

Atualmente, a Mervs Jeans finaliza 1.200 peças por mês, entre shorts, jaquetas e calças jeans, o que garante uma renda extra para as famílias rurais. “Com o dinheiro conseguimos comprar uma caminhonete que facilita no transporte dos produtos prontos e também ajuda a compor a renda das nossas famílias”, exemplificou a agricultura.

O técnico da Emater, Andrey Vinícius Lesak, ressaltou que o objetivo do encontro foi despertar o empreendedorismo entre as mulheres e mostrar as experiências de outras agricultoras como elas, que conseguiram bons resultados através da diversificação das atividades. “Elas estão tentando mudar a realidade das propriedades e conseguindo desenvolver um trabalho diferenciado, o que tem sido importante para compor a renda das famílias”, disse o técnico da Emater.

O prefeito de Lunardelli, Hilário Vanjura, comentou que o evento cumpriu o objetivo de despertar nas mulheres a ideia do empreendedorismo e da diversificação da propriedade rural. E a renda extra tem ajudado a melhorar a qualidade de vida das famílias. “O município também está fazendo a própria parte e, através do Cras [Centro de Referência da Assistência Social], ajudado a capacitar as mulheres com vários cursos visando à geração de renda”, disse Hilário Vanjura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário