Folha do Ivaí
O salão paroquial de São Pedro do Ivaí ficou
lotado na noite de quarta-feira (12), quando foi realizado evento de
lançamento do Programa Bom Negócio Paraná. Mais de 120 pessoas se
inscreveram e estiveram presentes, dentre elas, micro, pequeno, médio e informais empreendedores, além de jovens que anseiam um espaço no mundo empresarial.
A solenidade foi organizada pela Agência do
Trabalhador e contou com total apoio da Prefeitura Municipal e
Secretaria Municipal de Assistência Social. “Esta noite foi de
apresentação do programa, para que então as vagas sejam todas
preenchidas. Serão 18 dias de curso, sendo três aulas por semana, e no
final haverá entrega de certificado”, disse o presidente da Câmara, que
também é gerente da Agência do Trabalhador, Evaldo Domingues de
Oliveira, o Toco.
Ele ressalta que uma das vantagens de se capacitar
através do programa é que o Governo do Estado oferece créditos especiais
através do Banco do Empreendedor. “Para tornar o programa ainda mais
vantajoso, a Fomento Paraná disponibiliza linhas de crédito pelo Banco
do Empreendedor com condições e vantagens especiais. Esta é uma grande
oportunidade para despertar novos empreendedores e abrir novos
horizontes para aqueles que já atuam no mercado”.
O Bom Negócio Paraná será desenvolvido em São Pedro do Ivaí por professores da Faculdade
Estadual de Ciências Econômicas de Apucarana (Fecea). A instituição já
trabalhou com o programa em oito municípios do Vale do Ivaí, formando 17
turmas até agora. “A faculdade tem por rotina visitar os municípios e
apresentar o programa, deixando a disposição todo o conteúdo. Mas
existem casos onde as agências e prefeituras entram em contato
solicitando”, ressalta a contadora Loraini Vertuan Campos, que será uma
das professoras do programa em São Pedro.
A professora destaca que em todos os municípios em
que o programa foi trabalhado foi possível detectar avanços nos negócios
de alguns alunos. “Sabemos de pessoas que melhoraram o negócio, abriram
empresas e souberam administrar. O programa tem resultados positivos”,
avalia ela, que estará ministrando aulas pautada nas gestões de negócio,
financeiro, comercial, estratégica e pessoal.
A prefeita Maria Regina Della Rosa Magri, o
vice-prefeito Jose Donizete Isalberti e vereadores prestigiaram o
lançamento. A prefeita disse na abertura que estava feliz por ver tantos
interessados em se capacitar. “É muito importante para a nossa cidade e
para as nossas empresas. Tudo começa pequeno, mas com conhecimento e
experiência o negócio cresce e só tem a prosperar. É isso que desejo a
todos aqui, prosperidade”, disse.
Regina aproveitou a ocasião para anunciar que o
município está com vagas abertas para o curso de Eletricista. “É um
curso oferecido através da Secretaria municipal de Assistência Social.
Os interessados podem procurar informações na prefeitura”, enfatiza. Ela
ainda declarou que o poder público está investindo nas instalações do
antigo Cemic para que o espaço se torne um Centro Municipal de Ensino
Semi-profissionalizante.
“Este centro é um sonho. Vamos atender jovens com
até 18 anos, capacitando-os para o mercado de trabalho através da oferta
de vários cursos. Nossa intenção é encaminhar esta geração para um
futuro melhor”. A prefeita ainda anunciou que existe projeto para que o
Centro ofereça aulas de informática e inglês gratuitamente. “Temos
empresas administradas por estrangeiros em São Pedro do Ivaí, então não
podemos deixar de capacitar nossa população de acordo com as exigências
do mercado moderno”, assinala.
Nenhum comentário:
Postar um comentário